1. IDENTIFICAÇÃO

Título: CRONOGRAMA DE AÇÃO 2012


Equipe executora:
Carla Varela
Cezar Lucas Hanzen
Ismael Silvério Junior
Luciana Batista de Oliveira Catarino
Manoel Douglas Paschoaletto
Marcos Alexandre Redigolo
Ronilva de Araújo Pereira

Público Alvo: Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos(PGTERM), Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Área e Professores Regentes da Rede Estadual e Municipal das escolas jurisdicionadas ao NTE de Nova Andradina.

Local da Realização: NTE de Nova Andradina e escolas jurisdicionadas.

Data: 01/02 à 22/12/2012

Data de Apresentação do Cronograma ao Diretor do NTE: 16/02/2012
Data de Apresentação do Cronograma aos Professores gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos: 01/03/2012 a 16/03/2012

1.1 – Aprovação:




Gabriel Galiego Neto
Diretor do NTE de Nova Andradina – MS


2. MUNICÍPIOS E ESCOLAS CONTEMPLADAS

MUNICÍPIOS
ESCOLAS
Anaurilândia
EE Ezequiel Balbino

EE Guaicuru

EE Maria José

EM Prof° Paulo Ney

Angélica

EE Dr. José Fragelli

EE Luis Vaz de Camões

EE Senador Filinto Müller

Batayporã

EE Braz Sinigáglia

EE Jan Antonin Bata

EM Anízio Teixeira da Silva

EM Profª Bernadete Teixeira


Ivinhema
EE Angelina Jaime Tebet

EE Joaquim G. Ledo

EE Reynaldo Massi

EE Senador Filinto Muller

EE Senador Filinto Muller - Extensão

Escolas Municipais de Nova Andradina
EE Austrílio C. de Castro

EE Fátima Gaiotto Sampaio

EE Irman Ribeiro de Almeida Silva

EE Luiz Carlos Sampaio

EE Luiz Soares Andrade

EE Marechal Rondon

EE Nair Palácio

EE Padre Anchieta

EM Antônio Joaquim de Moura Andrade

EM Arco-íris

EM Brincando de aprender

EM Efantina de Quadros

EM João de Lima Paes

EM Luis Claudio Josué

EM Machado de Assis

EM Ministro Marcos Freire

EM Mundo da Criança

EM Pingo de Gente – Pólo







3. OBJETIVOS:
3.1 OBJETO GERAL
Nortear o trabalho de aperfeiçoamento tecnológico oferecido ao professor gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos, diretores, coordenadores, coordenadores de área e professores regentes das escolas sob jurisdição do NTE de Nova Andradina.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer aos PGTERM oficinas de capacitação no gerenciamento da plataforma wikispaces;
Acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas pelos PGTERM, na orientação da utilização pedagógica das tecnologias educacionais e recursos midiáticos nas unidades de Ensino;
Capacitar os PGTERM e professores regentes quanto a utilização do LINUX EDUCACIONAL 4.0, manutenção e configuração de rede.

4. INTRODUÇÃO
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) com sua equipe técnica e pedagógica, para dar continuidade ao trabalho realizado nestes anos de implantação junto às escolas sob sua jurisdição e posicionar diante dos desafios postos neste ano de 2012, quer desenvolver ações que irão ao encontro do cumprimento dos objetivos estabelecidos para o acompanhamento do professor responsável pelo gerenciamento da STE e dos recursos midiáticos no âmbito das unidades escolares. Continuando como foco a formação e acompanhamento pedagógico contínuo e in loco, promovendo ações que atenderão aos professores gerenciadores de tecnologias educacionais e recursos midiáticos, diretores, coordenadores, coordenadores de área e professores regentes e aos estudantes das escolas estaduais e municipais, valorizando a participação ativa no uso das tecnologias e dos recurso midiáticos existentes nas mesmas.
Compreendemos portanto que o perfil do profissional para atuar neste novo contexto escolar, cuja realidade está impregnada de artefatos midiáticos é de “arquiteto cognitivo” (LÉVY, 1993). Em outras palavras podemos dizer que o professor gerenciador e o docente serem capazes de nortear estratégias de ensino que possibilitam ao aluno a construção do conhecimento disciplinar de forma autônoma e integrada. Para isso, tanto professor como aluno devem assumir uma postura crítica (ZEICHNER, 2008), ao explorar e integrar webtecnologias em atividades de ensino e aprendizagem.
A partir desta visão apresentados o cronograma de ações a ser desenvolvido em 2012 nos contextos educacionais das escolas estaduais e municipais sob a jurisdição do NTE de Nova Andradina/MS.

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
AÇÕES
OBJETIVO
INÍCIO
TÉRMINO
RESPONSÁVEL
Acompanhamento da Matricula digital na jurisdição
Atender a necessidade da SED no acompanhamento e gestão de ingresso de alunos nas escolas da Rede Estadual de Ensino no ano de 2012.
JANEIRO
DEZEMBRO
NTE
Levantamento de interessados em participar de Cursos
Organizar uma relação nominal de interessados em participar de cursos de formação no ano de 2012

08/02/12
28/02/12
NTE/
PGTERM
Visita às escolas para acompanhar o processo de distribuição PNLD.
Acompanhar junto as escolas jurisdicionadas o processo de distribuição do PNLD.
FEVEREIRO
DEZEMBRO
NTE

PROUCA



Acompanhar e orientar o programa UCA na EE PADRE ANCHIETA
FEVEREIRO
DEZEMBRO
NTE/
Ismael
Formação para o professor Gerenciador (Webconferência)
Oferecer formação ao PGTERM que já estão lotados na escola e aos que foram aprovados na prova 2012.


01/03/12


09/03/12
NTE
Capacitação planejamento online
Capacitar coordenador pedagógico e PGTERM das escolas
08/03/2012
09/03/2012
NTE/SED
Visita do 1° bimestre às escolas.
Acompanhar e orientar a elaboração do cronograma de ação do PGTERM e decidir com o professor gerenciador, Diretor, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Área e Professores Regentes, as ações para a escola.

MARÇO
ABRIL
NTE


QUIZ SHOW


Selecionar os alunos para primeira fase do QUIZ SHOW, conforme cronograma COTEC/SED.

ABRIL

OUTUBRO
COTEC/
SED/ NTE
Grupo de estudo GESTUCA
Orientar e acompanhar técnica e pedagógicamente a realização das atividades da EE PADRE ANCHIETA
ABRIL
NOVEMBRO
NTE/
Ismael
Formação em Wikispaces
Aperfeiçoar os PGTERM quanto ao gerenciamento das salas de tecnologias por meio da plataforma wikispaces
ABRIL
NOVEMBRO
NTE
Visita 2º bimestre às escolas.
Orientar, verificar, discutir e decidir entre o PGTERM, professores regentes, equipe técnica pedagógica as ações para a STE da escola.
MAIO
JUNHO
NTE
Oficina de Manutenção e Configuração de Rede
Oferecer capacitação aos multiplicadores da STE quanto a configuração de rede.
MAIO
JULHO
NTE/
Cezar e Alexandre
Visita 3º bimestre às escolas.
Orientar, verificar, discutir e decidir entre o PGTERM, professores regentes, equipe técnica pedagógica as ações para a STE da escola.
AGOSTO
SETEMBRO
NTE
Oficina a respeito da TV ESCOLA
Socializar a formação continuada recebida da COTEC/SED a respeito da TV ESCOLA.
AGOSTO
NOVEMBRO
NTE
Linux Educacional 4.0
Oferecer capacitação técnica quanto à utilização do sistema operacional Linux 4.0
AGOSTO
NOVEMBRO
NTE/
Cezar e Alexandre
Curso Moodle como ferramenta mediadora de ensino e aprendizagem
Oferecer aos professores capacitação quanto elaboração e desenvolvimento de aulas nesse ambiente virtual

AGOSTO

NOVEMBRO

NTE
Seminário de Tecnologia
Apresentar ações dos PGTERM realizadas nas escolas jurisdicionadas pelo NTE NOVA ANDRADINA
01/09/2012
30/09/2012
NTE/
PGTERM
Formação pela Escola
Participar de encontro estadual de formação pela escola
01/10/2012
31/10/2012
NTE
Visita 4º bimestre
Analisar e discutir as ações desenvolvidas do corrente ano entre o PGTERM, professores regentes, equipe técnica pedagógica da escola.
OUTUBRO
NOVEMBRO
NTE
Prova Banco de Dados – PGTERM 2013
Colaborar na aplicação das provas do banco de dados dos PGTERM 2013
01/12/2012
30/12/2012
COTEC/
SED/ NTE